Os apartamentos com ambientes integrados ganharam o mercado imobiliário e vêm conquistando as pessoas por oferecerem ar de modernidade, sensação de amplitude, maior conforto e luminosidade. Isso sem contar a possibilidade de promover o convívio entre familiares e amigos em momentos agradáveis.
Esse tipo de estrutura é versátil e pode ser a escolha ideal tanto para famílias completas quanto para estudantes, pessoas solteiras ou recém-casadas.
Se você anda pensando em aproveitar as vantagens dos ambientes integrados, certamente terminará a leitura deste artigo convencido da mudança. Confira!
Quais são as vantagens de ter ambientes integrados?
Os imóveis com ambientes integrados podem ter diferentes formatos. Normalmente, essa integração ocorre entre a sala e a cozinha ou entre a cozinha e a varanda, mas tudo vai depender de como é o seu estilo de vida e de quais são as suas necessidades.
Abaixo, veja quais são os principais benefícios dessa escolha.
Melhora a iluminação natural
A configuração dos imóveis com ambientes integrados permite que a luminosidade seja maior, oferecendo mais contato entre as áreas com a luz solar. A ventilação dos espaços também costuma ser favorecida nesses casos.
A amplitude é maior
Ao integrar dois ambientes com um bom projeto de decoração, você terá a sensação de que o espaço é maior. Assim, terá melhores condições de acomodar os seus móveis, com uma percepção de que os cômodos poderão receber mais pessoas de forma confortável e aconchegante.
Aumenta a praticidade
Se praticidade é prioridade na sua vida, saiba que integrar ambientes é a melhor escolha, especialmente se estivermos falando de sala e cozinha. Isso acontece porque, dessa maneira, os cômodos poderão ser organizados adequadamente, além de facilitar a limpeza.
Ajuda a valorizar o imóvel
Como mencionamos, a integração de ambientes tem sido cada vez mais valorizada pelo mercado imobiliário. Portanto, o investimento em um imóvel com essa característica certamente valerá a pena, pois ele confere um ar mais moderno ao espaço.
Como fazer a integração dos ambientes no imóvel?
Se o imóvel ainda não tem espaços integrados ou se você pretende comprar na planta e fazer algumas mudanças, é importante seguir algumas dicas para que saia tudo conforme desejado. Confira as principais.
Faça um bom planejamento
Antes de fazer o projeto, idealize o que você gostaria de fazer naquele ambiente em detalhes. É preciso verificar se é possível derrubar alguma parede sem danificar a estrutura do imóvel.
Você deve escolher, também, se o que deseja é aumentar o ambiente com a integração ou se a ideia é que ele traga uma sensação maior de conforto e aconchego. Converse com um arquiteto ou um decorador no momento de tomar essas decisões.
Pense na decoração
A decoração dos ambientes integrados deve ser harmônica para que ela tenha o efeito que você deseja. O projeto deve ter relação direta com o seu planejamento, equilibrando as cores, os tipos de móveis escolhidos, cortinas, entre outros detalhes. Lembre-se de que até mesmo a iluminação deve ser planejada para que a integração tenha mais harmonia.
Muitas vezes, para ter os ambientes integrados da forma como você deseja, é preciso fazer mudanças estruturais. Isso envolve derrubar paredes, trocar pisos e pintura.
Dependendo do caso, como nas salas integradas aos terraços, talvez seja preciso fazer o isolamento térmico e acústico do espaço. Se o projeto for feito seguindo as dicas acima, você verá que vale a pena o investimento.
O que acha da possibilidade de escolher um imóvel que já tenha essa característica? Conte-nos a sua opinião nos comentários!
Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?
Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.