Blog

Apartamento sustentável: dicas para implementar em casa

julho 7, 2015
apartamento-sustentavel

Existem muitas práticas que podem ser feitas em seu apartamento para deixá-lo mais sustentável. São ações que ajudam na preservação do meio ambiente e também no consumo consciente de recursos naturais.

Com práticas sustentáveis é possível ter muitas vantagens, como a redução de gastos gerais. Além disso, ter um apartamento sustentável ajuda na ideia de respeitar mais a natureza e trazer qualidade de vida aos moradores.

Veja abaixo algumas dicas para tornar o seu apartamento sustentável:

Lâmpadas de LED

Com o aumento da conta de luz, uma forma de reduzir o consumo de energia é utilizar lâmpadas de LED. Essas lâmpadas são mais eficientes que as lâmpadas incandescentes comuns e ainda garantem redução bastante considerável nas despesas com energia elétrica.

Os LEDs ecologicamente corretos têm sua produção focada em reduzir seu impacto na natureza. Uma lâmpada LED pode durar até 15 mil horas, o equivalente a 15 lâmpadas incandescentes.

Ainda que as lâmpadas LED sejam recicláveis, é necessário tomar cuidado ao descartá-las. O ideal é buscar a prefeitura ou postos de descarte específicos.

Antes de descartá-las, embale-as em papel jornal ou papelão, de modo que não quebre no manuseio ou transporte.

Reciclagem de lixo

A reciclagem é o processo que transforma resíduos em novos produtos. A reinserção desses materiais na cadeia de consumo faz com que a quantidade de lixo seja diminuída.

Desse modo, a reciclagem também economiza matéria-prima, o lixo e a poluição do ar, da água e do solo que são empenhados na produção de novos produtos.

Uma das vantagens privadas da reciclagem de lixo é a redução de até 80% de resíduos sólidos de seu apartamento.

Redução da temperatura interna

A cor da superfície influencia na temperatura interna de um imóvel. Assim, investir em tintas e mantas térmicas no acabamento do telhado faz uma grande diferença.

apartamento-sustentavel-rj

Uma prática sustentável é pintar o telhado do edifício com tinta branca refletiva. Esta prática diminui a temperatura interna do ambiente. Com isso, os moradores utilizam menos ar-condicionado.

Reutilizar água da máquina de lavar

O projeto de um edifício sustentável deve prever a redução no consumo de água e uma gestão inteligente deste recurso.

Algumas maneiras de gerenciar isso é através de tecnologias de reuso de água, utilização das águas pluviais e equipamentos de redução de consumo, tais como tais como torneiras e chuveiros com temporizadores ou sensores.

A água da máquina de lavar pode ser reutilizada para limpar o chão de algumas áreas do apartamento.

Jardim vertical

O jardim vertical é uma forma de jardim suspenso, incorporado ou anexado a uma parede. Seu uso é muito comum na arquitetura paisagista.

Além disso, jardim vertical também é uma maneira de transformar o jardim em uma composição mais diferente e artística.

Assim, uma excelente forma de decorar o apartamento é utilizar jardins verticais. Eles são super charmosos e tornam a arquitetura do apartamento mais atraente. Seu uso irá melhorar a qualidade do ar do ambiente, mesmo diante da comum escassez de terra em edifícios.

Iluminação natural

Priorize a iluminação natural do seu apartamento. Isso deixa o ambiente mais agradável e saudável. Além do mais, você economizará na conta de energia elétrica.

Uma maneira de investir em luz natural é manter as janelas sempre limpas, com cortinas leves e tons claros. Espalhar espelhos pelos ambientes também ajuda, já que expande a luz que vem de fora.

Com estas dicas acima para tornar seu apartamento sustentável, certamente você e sua família terão uma excelente qualidade de vida e ainda terão redução nas despesas.

Se você busca um apartamento residencial ou comercial na planta sustentável, entre em contato com a INVEXO.

Confira os melhores imóveis residenciais na Cidade Maravilhosa com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Você também pode gostar

1 comentário

  • Avatar
    Responder francisca outubro 4, 2021 at 9:56 am

    otimo conteudo, amei ler o seu artigo!

  • Deixe um comentário