Se você está procurando informações para montar um itinerário de viagem perfeito para explorar a capital carioca, este post irá te ajudar. Selecionamos as melhores dicas de o que fazer na Zona Sul do Rio de Janeiro, que você irá curtir, sendo turista ou morador.
Afinal, o Rio de Janeiro detém a fama de ser uma das cidades mais belas de todo o Brasil. Suas atrações são mundialmente conhecidas, em especial as suas encantadoras praias.
Mas, que tal incluir em seu roteiro alguns atrativos diferentes? Por exemplo, a Zona Sul da cidade reúne lugares interessantes que vão além de belas praias e do Cristo Redentor.
Além desses atrativos icônicos, há pontos turísticos em meio a cenários naturais, como parques incríveis, lagoas e muito mais. E, quem gosta de novas experiências culturais e de conhecer a história da cidade irá gostar de conhecer suas feiras, construções memoráveis e outras atrações.
Todas as opções citadas se encontram em endereços acessíveis, seja por transporte público ou particular. E, caso você seja morador, poderá contar com fácil deslocamento, visto que as localizações são próximas das principais áreas residenciais do Rio.
Os imóveis da Zona Sul do Rio de Janeiro são a melhor opção para quem busca por sofisticação e qualidade de vida. Comprar um imóvel no Leblon, em Ipanema, na Lagoa, em Copacabana, em Botafogo e nos demais bairros da região é a garantia de viver em condomínios cheios de comodidades e de estar perto de tudo o que é essencial para um cotidiano mais prático.
Parque Dois Irmãos
O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos é uma área de preservação encantadora que fica situada em um dos bairros mais nobres do Rio de Janeiro, o Leblon.
A atração abrange cerca de 39 hectares, que incluem belos jardins e mirantes que oferecem uma incrível vista panorâmica da cidade. No Parque Dois Irmãos, há pontos para observar as praias do Leblon, de Ipanema e do Arpoador, além da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Cristo Redentor.
O local reúne quatro mirantes que oferecem vistas diferenciadas. A entrada para conhecer o parque é gratuita, há acesso livre para estacionamento e, para conhecer os mirantes, não há necessidade de realizar trilha.
Endereço: Rua Aperana, Leblon, Rio de Janeiro.
Feira hippie de Ipanema
A maior feira de artes e artesanatos do Rio de Janeiro se situa em Ipanema, conhecida como Feira Hippie. Localizada a apenas uma quadra da Praia de Ipanema e ao lado da estação de metrô General Osório, a atração é tradição na capital carioca, visto que funciona há décadas e atrai expositores de todos os tipos.
Os itens comercializados por lá são de ótima qualidade e a feira é o local perfeito para encontrar lembrancinhas, objetos de decoração, roupas, acessórios, artesanatos, artes plásticas e para ter acesso a diferentes produções culturais.
O que está achando do conteúdo?
Além disso, há barracas conhecidas por produzir comidas típicas brasileiras que cativam todos os que passeiam para conhecer a feira e que param para fazer um lanche. O evento ocorre todos os domingos, seu local é bem arborizado e agradável para circular e conhecer uma das mais tradicionais atrações cariocas.
Endereço: Praça General Osório, Ipanema, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Aos domingos, das 08 às 18h.
Lagoa Rodrigo de Freitas
Uma das belezas naturais da Zona Sul é a Lagoa Rodrigo de Freitas, situada no bairro Lagoa. A atração é ponto de encontro de quem ama a prática de esportes aquáticos e sua ampla ciclovia é ideal para passeios de bike, skate, corrida e muito mais.
Tirar fotos no local é contar com outros belos cenários de fundo, como o Cristo Redentor. Há opção de passear pela atração de pedalinho, praticar stand up paddle, fazer piqueniques nos parques próximos, observar capivaras e o pôr do sol.
Além disso, a atração é a principal do bairro Lagoa e quem a visita pode usufruir de proximidade a um polo gastronômico completo. É imprescindível incluir a Lagoa Rodrigo de Freitas em roteiros de viagem, visto que ela é próxima de outras atrações incríveis.
Endereço: Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, Lagoa, Rio de Janeiro.
Parque do Morro do Pasmado
Uma atração deslumbrante e pouco conhecida por turistas é o Parque do Morro do Pasmado — também chamado de Parque Yitzhak Rabin. Trata-se de um parque situado no bairro Botafogo, com um mirante que exibe uma vista encantadora e livre para o Pão de Açúcar e para o Cristo Redentor.
Além disso, no parque também há um monumento dedicado às vítimas do Holocausto, sendo importante para a memória histórica. O Parque do Morro do Pasmado fica bem inserido no bairro, em uma área que oferece facilidade de acesso, próximo do metrô e da orla de Botafogo.
Endereço: Alameda Embaixador Sanchez Gavito, Botafogo, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 08h às 22h.
Planetário da Gávea
Considerado o maior da América Latina, a Fundação Planetário se situa no bairro Gávea. O local é parada obrigatória para quem ama vivenciar experiências únicas.
A fundação, inaugurada em 1970, conta com museu, exposições, bibliotecas, cursos, auditórios, cúpulas e com um amplo espaço com telescópio para observações. O equipamento é moderno e possibilita a observação de planetas, estrelas, nebulosas, constelações e muito mais.
A entrada para conhecer os espaços do planetário é cobrada, mas é gratuita nas terças-feiras, sendo possível acessar o museu e assistir a uma sessão da cúpula. A atração conta com estacionamento próprio que é gratuito para visitantes e encontra-se localizada em frente a um terminal rodoviário.
Endereço: Rua Vice Governador Rúbens Berardo, 100, Gávea, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 17h.
Jardim Botânico
Um dos principais parques da cidade é o Parque Jardim Botânico. Situado no bairro que também leva esse nome, a atração cativa a todos que a conhecem, principalmente por sua ampla área natural que concentra plantas nativas. Fundado em 1808, com orientações de Portugal e seguindo ideias europeias do século 16, a atração é um dos destaques no cultivo e no estudo de espécies raras.
No Jardim Botânico, os visitantes podem conhecer mais de 22 mil plantas de coleções vivas e outras 3 mil cultivadas no local. Também é possível conhecer as ações de conservação ambiental e conhecimentos aplicados pelos especialistas que trabalham na atração.
O parque é aberto ao público e a entrada é totalmente gratuita. Por lá, também se localizam o Museu do Meio Ambiente, um Orquidário, um Sítio Arqueológico e o Espaço Tom Jobim. Por lá, os visitantes podem curtir um amplo ambiente natural para passeios, piqueniques ao ar livre, atividades culturais e exposições.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: De quinta a terça, das 08h às 17h.
Parque Lage
Abrangendo cerca de 50 hectares, o Parque Lage é uma das diversas paradas obrigatórias dos turistas na Cidade Maravilhosa. O local se insere aos pés do Cristo Redentor e detém uma ampla área natural repleta de jardins encantadores, que proporcionam vistas privilegiadas.
O parque foi idealizado pelo paisagista inglês John Tyndale, em 1840, e é composto por um belo jardim de estilo romântico e por um casarão histórico que é uma réplica dos antigos palacetes romanos. Detalhes internos do local, como mármores, azulejos e ladrilhos, foram importados da Itália.
Além disso, os visitantes podem conhecer obras de arte assinadas por Salvador Paylos Sabaté e que se encontram nos lindos salões internos do casarão. Ao redor, há ainda ilhas artificiais, pequenas grutas, pontes e aquários com espécies do bioma brasileiro. A entrada é gratuita e também inclui visitação à Escola de Artes Visuais do Parque Lage, localizada na mansão local.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 09h às 17h.
Forte de Copacabana
Uma opção de o que fazer na Zona Sul do Rio de Janeiro, que pode agradar o perfil de pessoas que gostam de curiosidades históricas, é o Forte de Copacabana. O local é um complexo militar desativado e que veio a se tornar uma atração na região.
O projeto inclui um farol, um forte e um museu repleto de documentos, itens históricos e de armas usadas no passado. Além disso, está localizado, no complexo, um café que proporciona aos visitantes vistas encantadoras. A entrada para conhecer a atração é gratuita às terças-feiras, no restante da semana é cobrado valor de ingresso.
Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco, 1, Copacabana, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 19h.
Aterro do Flamengo
O Aterro do Flamengo é um complexo para lazer que se estende desde o Centro da cidade até o bairro Flamengo, na Zona Sul. Trata-se de uma ampla área verde com belas paisagens, como a Baía de Guanabara.
As áreas de lazer da atração são constituídas por enormes gramados com quadras esportivas e por uma extensa ciclovia, propícia para atividades como caminhadas, corridas, passeios de skate, bicicleta, patins e muito mais.
Além disso, há outras atrações que se encontram espalhadas por toda a sua extensão, como o Museu de Arte Moderna, um monumento em homenagem aos mortos da Segunda Guerra Mundial, o Memorial Getúlio Vargas, o Cine Glória e o Museu Carmen Miranda.
Visto que se trata de uma atração ao ar livre, não há custo para conhecê-la, e o Aterro do Flamengo é uma opção de o que fazer na Zona Sul do Rio de Janeiro que pode agradar a toda a família.
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, Flamengo, Rio de Janeiro.
Mureta da Urca
A Mureta da Urca é o local ideal para assistir a um deslumbrante pôr do sol em uma região que oferece vista para a Baía de Guanabara, para o Cristo Redentor e para o Pão de Açúcar. A atração é um ícone do turismo local e encontra-se localizada em uma região charmosa e tranquila.
É comum encontrar outras pessoas transitando pela área para parar e admirar as belas paisagens visíveis a partir da mureta. Perto da atração também se situam cafés, restaurantes e outros estabelecimentos agradáveis que completam a experiência de desfrutar de uma tarde sossegada.
Endereço: Avenida João Luiz Alves, Urca, Rio de Janeiro.
Teleférico e Pão de Açúcar
E, por fim, para completar seu roteiro turístico pela Zona Sul, não poderia ficar de fora o passeio de teleférico, o famoso bondinho, que leva ao ponto alto do Pão de Açúcar. O passeio oferece a melhor vista de toda a cidade carioca, com direito a apreciar as maravilhas do Rio a 396 metros acima do nível do mar.
Por lá, os visitantes podem conhecer a Escultura Guanabara Mitológica, criada por Remo Bernucci, e o Marco Geológico, que conta a história da formação geológica do Morro da Urca. Além disso, há mirantes que oferecem vistas impressionantes para toda a cidade e um agradável bosque com plantas nativas locais.
E para encerrar o passeio em grande estilo, os visitantes podem conhecer as lojas e os bares locais, com mesas ao ar livre e vista para as belezas da Cidade Maravilhosa. A recomendação é ir com tempo de sobra para conhecer a atração, visto que há o período de transporte pelo teleférico e para desfrutar da experiência de estar no topo do Pão de Açúcar.
Endereço: Avenida Pasteur, 520, Urca, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 09h às 18h.
Morar na Zona Sul do Rio de Janeiro
Com tantos lugares interessantes para visitar na Zona Sul, é compreensível o motivo pelo qual muitas famílias desejam morar nessa nobre região. Além das opções de lazer, há ainda outros benefícios de estabelecer moradia na Zona Sul.
Por exemplo, a região agrega diversas comodidades em sua infraestrutura comercial. Lojas, serviços essenciais, restaurantes de todos os tipos, bares, shoppings e outro estabelecimentos se encontram bem localizados nos bairros da Zona Sul.
Nessa região também se situam as melhores instituições de ensino da cidade, como a PUC-Rio, a UNIRIO e um campus da UFRJ. Escolas bem conceituadas se inserem em endereços nobres e de fácil acesso para as famílias cariocas.
Todos esses fatores, unidos ao lazer e às atrações turísticas, oferecem verdadeira qualidade de vida. Além disso, os bairros da Zona Sul, como Leblon, Ipanema e Lagoa, estão entre os mais valorizados do Rio de Janeiro.
Dessa forma, morar na Zona Sul do Rio de Janeiro é usufruir de qualidade de vida, comodidades e valorização imobiliária. Os bairros também são conhecidos por exibir imóveis luxuosos situados em condomínios imponentes.
Para conhecer as opções de lançamentos residenciais e de imóveis de luxo à venda nos bairros mais sofisticados da Zona Sul, entre em contato com a Invexo. Ela é uma imobiliária carioca especializada em imóveis luxuosos situados nos melhores endereços do Rio de Janeiro.
Se você busca por uma imobiliária especializada em imóveis na Zona Sul do Rio de Janeiro, conheça o trabalho da Invexo, confira nossa lista de imóveis à venda e entre em contato com um de nossos especialistas. Atuamos desde 2010 com o diferencial do atendimento personalizado com um corretor por imóvel, proporcionando assim uma experiência única a todos que desejam comprar um imóvel no Leblon, em Ipanema, na Lagoa, em Copacabana, em Botafogo e demais bairros da Zona Sul.
O que achou do conteúdo?
Aproveite e compartilhe com familiares, amigos
Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?
Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.