Tempo de leitura 8 min


O Colégio Marista Ipanema é uma escola católica fundada pelos Irmãos Maristas e instalada no Brasil em 1897. A unidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, curiosamente fica em um bairro também chamado Ipanema. Ao todo, são 74 unidades educacionais espalhadas pelo país, com presença marcante no Rio de Janeiro, com as unidades Barra e Tijuca.

Colégio Marista Ipanema

As unidades do Colégio Marista Ipanema no Rio de Janeiro ficam na Barra, na Av. Imperatriz Leopoldina, 455, telefone (21) 3078-1800; e na Tijuca, no endereço Rua Conde de Bonfim, 1607, telefone (21) 2176-8000. Os diferenciais desse colégio são: formação humano-cristã, excelência acadêmica e preparação para o futuro. A rede foi criada para abranger todos os níveis escolares.

Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.

São diversos os lançamentos residenciais e imóveis prontos em Ipanema, tais como o Helo Ipanema! Com acabamentos de alto padrão e infraestrutura completa, Ipanema é um dos bairros com os melhores imóveis de luxo do Rio de Janeiro. Conheça agora mesmo os melhores imóveis de luxo à venda em Ipanema!

Imóveis de luxo à venda em Ipanema RJ

Marista Ipanema Material Escolar

O Marista solicita aos pais materiais escolares específicos para cada idade e etapa de desenvolvimento dos alunos. Por isso, existem conteúdos para a Educação Infantil, Anos Iniciais do 1° ao 5°, Anos Finais do 6° ao 9° e Ensino Médio.

Na Educação Infantil, o Marista tem um material escolar voltado para a sociabilização, solidariedade, amizade, atividades lúdicas, música, desenho, leitura, escrita e outros conteúdos que fazem parte do método de ensino mais adequado para as crianças. Também existe muita preocupação com espaços de experiências, múltiplas linguagens e aprender brincando, sempre com muita segurança.

O material escolar dos Anos Iniciais, do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, aprofunda questões sobre o valor do cidadão e da família, com conteúdos apropriados para o domínio da leitura, escrita, entendimento e raciocínio. Muitas atividades de interações e descobertas são realizadas nesta etapa do aprendizado, incluindo o pensamento computacional, leitura de mundo e formação do leitor.

Nos anos finais, do 6° ao 9° do Ensino Fundamental, o material escolar é organizado em Sequências Didáticas e Matrizes Escolares, para o ensino de todas as matérias de maneira interdisciplinar, com foco no desenvolvimento de competências, pesquisa e escrita, hábito de estudo, iniciação científica, protagonismo criativo e intercâmbio, contemplando todas as áreas do conhecimento.

Por fim, o material escolar do Ensino Médio é completo, com muita aprendizagem e conteúdos desafiadores. Além de apostar em uma didática inovadora, para fazer o aluno pensar em seu futuro, o foco é na preparação para os vestibulares e o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Além do ensino em sala de aula, os alunos aprendem em laboratórios, games, com o uso de questões de vestibular e outras práticas que geram interesse.

Além disso, o Colégio Marista também se preocupa com atividades extracurriculares, principalmente com o incentivo ao esporte e a possibilidade de fazer intercâmbio, para aprender na prática outro idioma.

Facebook Marista Ipanema

O Facebook do Marista Ipanema é um perfil da escola católica que foi criado com o objetivo de apresentar à comunidade e aos familiares dos alunos algumas práticas que são feitas na escola, como campanhas e ações especiais, projetos da pastoral, Dia da Infância, classificação em olimpíadas de conhecimento e outras atividades.


O que está achando do conteúdo?



A vantagem de ter uma página oficial no Facebook é que as pessoas podem interagir com likes e comentários a respeito das atividades da escola. Além disso, os usuários da rede social podem compartilhar algumas ações realizadas em prol da comunidade, como a transformação de camisetas antigas em máscaras novas para proteger a população contra o coronavírus e as notícias sobre as 16 Unidades Sociais Maristas.

O Facebook é uma maneira de o Colégio Marista tornar o dia a dia da escola mais próximo da comunidade, reforçando seus principais valores e diferenciais, que fazem desta escola uma das melhores do Rio de Janeiro e do Brasil.

O principal destaque do Colégio Marista é a formação humano-cristã, que consiste em educar para o bem, com o objetivo de ensinar os alunos a praticarem a empatia e a bondade em suas ações do dia a dia, contribuindo com a sociedade e em plena sintonia com a sua própria família.

Atento à tecnologia, o Colégio Marista também se preocupa com a inovação. Por isso, as unidades trabalham com robótica educacional e tecnologia. Além do conhecimento que os alunos aprendem com atividades práticas, existe a competição anual do Festival Marista de Robótica, com unidades do país inteiro.

O Colégio Marista também tem um trabalho sério de incentivo ao esporte. Os alunos são estimulados à prática de atividade física em diversas modalidades. Assim, aprendem também sobre liderança, espírito de equipe, desenvolvem boas amizades e conquistam hábitos saudáveis que podem ser mantidos para a vida inteira.



Os alunos do Colégio Marista estudam bastante e utilizam o material escolar mais apropriado para o bom desempenho no vestibular e no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Por meio do SISU, Sistema de Seleção Unificada, os estudantes das unidades do RJ, na Barra e Tijuca, podem ingressar em universidades públicas e particulares de qualquer região do Brasil.

Conhecer e explorar outras culturas também é uma preocupação do Colégio Marista. Alunos do 9° ano do Fundamental, bem como todos os estudantes do Ensino Médio, podem participar do projeto de Intercâmbio Marista, com viagens para Nova Zelândia, Canadá e Inglaterra. Essa é a maneira mais eficiente de os alunos desenvolverem na prática a Língua Inglesa, conversando com colegas estrangeiros.

Com relação à Preparação para o Futuro, o Colégio Marista tem parcerias com universidades ligadas à comunidade católica. Assim, durante o Ensino Médio, considerado um momento de decisão sobre carreira, os alunos podem conhecer mais sobre as profissões e as faculdades.

Marista Ipanema Virtual 3.0

O Marista Ipanema Virtual 3.0 foi criado com o objetivo de potencializar os resultados e facilitar o estudo e a realização de atividades à distância. Por isso, a Rede Marista desenvolveu uma plataforma na qual os alunos possuem login e senha para poder acessar um ambiente de aprendizado completo, realizando lições e visualizando todo o material necessário para estudar.

O Marista Ipanema Virtual 3.0 é muito útil no ensino regular, já que possibilita maior interação dos alunos com o material disponibilizado pelo Colégio Marista. Além disso, a plataforma se tornou ainda mais útil durante a pandemia de coronavírus, quando as aulas presenciais foram suspensas temporariamente.

Sendo assim, os alunos do Colégio Marista conseguiram manter a rotina de estudos e seguir com o aprendizado, mesmo em ambiente domiciliar.

Marista Ipanema Rematrícula

Informações sobre a rematrícula dos alunos das unidades do Colégio Marista no Rio de Janeiro podem ser obtidas diretamente em contato por telefone: na unidade Barra pelo número (21) 3078-1800 e na unidade Tijuca pelo número (21) 2176-8000. A secretaria informa quais documentos são necessários para a rematrícula, como realizar o procedimento e demais orientações.

A rematrícula para 2021 começou no dia 18 de agosto e o edital completo está disponível no site da unidade em que o estudante está matriculado. Por isso, os pais ou responsáveis devem seguir corretamente o passo a passo para garantir uma das vagas disponíveis no Colégio Marista para o próximo ano.

Existe um cronograma e uma página especial dedicada à rematrícula no Colégio Marista. Entre os documentos necessários para a matrícula de novos alunos estão: Certidão de Nascimento, Carteira de Vacinação, Declaração de Escolaridade, Cópia de RG e CPF dos Responsáveis, Cópia do Comprovante de Endereço, entre outros.

Alunos de todos os ciclos e etapas escolares devem preencher o cadastro do Marista para a rematrícula e seguir as etapas dispostas no cronograma e no edital. O sistema está disponível para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, além do Ensino Médio.

Vale destacar que o Colégio Marista, seguindo as tendências mundiais de ensino e com foco na plena formação dos alunos, também oferece o Programa de Educação Bilíngue. Assim, os alunos aprendem algumas matérias e conteúdos em inglês, para se aproximarem do idioma e aprenderem o inglês na prática e para a vida toda. Essa é uma parceria com a Cambridge University.

O Colégio Marista tem uma ampla estrutura física para receber os alunos, com salas de aula  completas, teatro, laboratório de ciências, sala Eureka, sala de música e dança, auditório audiovisual, parque aquático, quadra esportiva, ginásio, campo gramado, estúdio de TV, sala de redação e rádio, entre outros espaços.

Entre os projetos especiais está o Marista MED, com estudos aplicados para reforço e ensino de conteúdos densos e específicos com foco nos vestibulares mais concorridos em universidades do Brasil e de outros países, em busca da aprovação dos candidatos.

O Colégio Marista é um dos mais tradicionais do Brasil e do mundo. São Marcelino Champagnat fundou o Instituto Marista em 1817, então são mais de 200 anos de história e de um trabalho sério e dedicado em favor da valorização do ser humano através do conhecimento.

Venha Viver em Ipanema

Ipanema, no Rio de Janeiro, é um dos bairros mais nobres da zona sul e também conta com uma ampla rede educacional particular, com colégios tradicionais e de alta qualidade.

A região garante muita qualidade de vida aos moradores e conta com alguns dos empreendimentos residenciais mais sofisticados da Cidade Maravilhosa. É um bairro com muita natureza e uma infraestrutura de alto nível. Conheça os imóveis de Ipanema em nosso site!

Oportunidades únicas de imóveis em Ipanema! Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região com a maior demanda do Rio de Janeiro.

Ipanema, localizada na Zona Sul carioca, é um dos melhores e mais nobres bairros para se viver no Rio de Janeiro. Conheça hoje mesmo os imóveis residenciais de luxo em Ipanema com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

Imóveis de luxo à venda em Ipanema RJ

O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.






    Perguntas Frequentes


    Quais são os diferenciais do Marista Ipanema?

    O Marista Ipanema é um colégio tradicional católico. A rede possui 74 unidades educacionais espalhadas pelo país, com presença marcante no Rio de Janeiro, na Barra e Tijuca.

    Quais são as turmas do Marista Ipanema?

    O Marista Ipanema recebe alunos da Educação Infantil, Anos Iniciais do 1° ao 5°, Anos Finais do 6° ao 9° e Ensino Médio.

    O que é Marista Ipanema Virtual 3.0?

    O Marista Ipanema Virtual 3.0 é um ambiente online de aprendizado, onde os alunos têm acesso aos conteúdos escolares.

     

    Similar Posts