Tempo de leitura 10 min


As estatuas em Copacabana são um excelente ponto de visita para aqueles que admiram o trabalho e a vida dos homenageados. Eternizadas em uma bela obra de arte, os escritores, cantores, compositores, músicos, dentre outras personalidades, mantêm viva a sua memória.

As estátuas, geralmente fabricadas de bronze, foram feitas em tamanho real, sem pedestal, representando uma cena cotidiana das figuras públicas.

Assim, é bastante comum encontrar diversas pessoas posando ao lado das estátuas para tirar uma foto e eternizar o momento ao lado dessas belas obras de arte.

Garanta seu acesso a imóveis exclusivos no Rio de Janeiro, inscreva-se agora!

Receba as melhores ofertas de imóveis diretamente no seu email.

 

Afinal, elas se tornaram pontos turísticos bem requisitados por aqueles que visitam esse nobre bairro da cidade do Rio de Janeiro.

Cada detalhe das peças foi bem elaborado e confeccionado pelas mãos de incríveis artistas que se dedicam a transmitir o que mais havia de puro na carreira de seus homenageados.

O lugar onde elas foram posicionadas costumam ter uma representação especial, muitas vezes sendo um local bastante frequentado ou bem quisto durante suas vidas. 

Dessa forma, além de representar a imagem das celebridades brasileiras que marcaram a história, as estátuas também transmitem o que havia de mais belo em seus trabalhos.

Conheça as estatuas na Praia de Copacabana

A Praia de Copacabana e suas adjacências contemplam uma diversidade de estatuas em homenagem a grandes personalidades brasileiras que, ao longo dos anos, cativaram milhares de pessoas.

As estátuas, em sua maioria, são feitas de bronze, com alguns acabamentos em outros materiais, o que resulta em uma beleza inigualável.

Seus visitantes costumam juntar-se às estátuas de tamanho real para fazer fotos originais e criativas que fazem jus ao astral de cada uma das incríveis figuras públicas homenageadas.

Em cada canto de Copacabana é possível encontrar uma estátua diferente, com designs únicos e construções impecáveis. Afinal, o bairro de Copacabana já serviu como residência para muitas celebridades brasileiras de grande nome.

Por isso, o local integra diversas estátuas em homenagem àqueles que, em vida, possuíam uma enorme consideração pelo bairro carioca.


O que está achando do conteúdo?



Dentre as principais estatuas localizadas em Copacabana, destacam-se as de Carlos Drummond De Andrade, Ayrton Senna, Clarice Lispector, Nelson Rodrigues, entre outras.

Todas as obras possuem fácil acesso e ficam situadas nos mais variados pontos de Copacabana. Assim, mesmo em pontos distantes, cada morador ou frequentador poderá visitar ao menos uma delas com facilidade.  

Além de contemplar diversas estatuas, o bairro de Copacabana ainda é referência quando o assunto é qualidade de vida e imóveis residenciais de luxo.

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo, e o bairro de Copacabana não poderia ficar de fora. Se você busca viver com sofisticação na Cidade Maravilhosa, conte com a INVEXO, a imobiliária especializada em imóveis de luxo em Copacabana no Rio de Janeiro.

Estatua de Drummond em Copacabana

Aqueles que passam todos os dias pelo maravilhoso calçadão de Copacabana, ao redor do Posto 6, já estão acostumados com a silhueta do monumento a Carlos Drummond de Andrade.



A estátua, criada pelo artista plástico Leo Santana, foi inaugurada em outubro de 2002, em comemoração ao centenário de nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade e custou na época R$ 65 mil.

Localizada na Avenida Atlântica, a estátua retrata o poeta sentado, de pernas cruzadas e de costas para o mar, em uma posição inspirada em uma fotografia de Rogério Reis, feita para retratar um momento rotineiro da vida de Drummond.

O material da estátua é composto de bronze e ela pesa cerca de 150 quilos e sua inauguração se deu em meio às homenagens ao poeta que, embora mineiro, passou parte significativa de sua vida no Rio de Janeiro.

Recentemente, a estátua de Drummond recebeu uma nova camada de bronze e recolocou as placas que sofreram desgaste com a maresia.

Atualmente, a estátua continua sendo um chamariz de turistas e curiosos. Assim, é comum ver filas de pessoas que se sentam ao lado dela para tirar fotos, conversar, ou simplesmente admirar a paisagem fazendo companhia ao poeta.

Endereço: Avenida Atlântica, S/N, Copacabana, Rio de Janeiro.
Horário de Funcionamento: Todos os dias, 24h por dia.

Estatua de Clarice Lispector em Copacabana

Ainda em homenagem aos maiores escritores da literatura brasileira, a estátua de Clarice Lispector tem um lugar especial na orla do Rio de Janeiro, na Praia do Leme. Ela foi moradora do bairro durante 12 anos.

Clarice Estátuas em Copacabana Rio de Janeiro

Assim, tendo como paisagem a orla de Copacabana, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea, Clarice Lispector e seu cão Ulisses viraram uma das maiores atrações turísticas da orla carioca.

Inaugurada em 2016, a estátua foi feita pelo artista Edgar Duviver. Sem patrocínio para viabilizar a homenagem, o artista usou a verba 40 miniaturas de Clarice, que foram vendidas para fãs e admiradores da autora.

A ideia de homenagear Clarice partiu da professora de literatura Teresa Monteiro — professora, pesquisadora universitária e biógrafa de Clarice.

Clarice Lispector é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século 20, além de ter recebido o Prêmio Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1945.

Algum tempo depois, já com livros inteiros publicados e com o apoio da crítica literária, em 1976 ela recebeu o prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal pelo conjunto de sua obra.

Endereço: Caminho dos Pescadores Ted Boy Marino, Leme, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Todos os dias, 24h por dia.

Estatua de Dorival Caymmi

O bairro de Copacabana foi escolhido para integrar a estátua em homenagem a Dorival Caymmi, um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira.

O compositor escolheu Copacabana para morar, onde viveu até sua morte, em 2008. Assim, como frequentador assíduo do Posto 6 e amigo dos pescadores que ali trabalham, nada melhor do que lá ser feita sua homenagem.

A estátua está localizada na altura da Rua Francisco Otaviano, no posto seis e fica exatamente em frente ao hotel Sofitel Rio de Janeiro, próxima da estátua de Carlos Drummund de Andrade.

O local escolhido era adorado pelo músico baiano que morreu aos 94 anos em seu apartamento no bairro carioca. De acordo com sua neta Stella Caymmi, autora de sua biografia, o avô sempre quis ficar perto do mar.

E, segurando seu querido violão, a figura de Dorival transborda alegria e simpatia, característica marcante do compositor em sua vida.

O projeto faz parte da renovação do local onde fica a colônia de pescadores. Nova iluminação, pintura, balcões de venda para peixe fresco, jardim e aquário ornamental e altar para abrigar São Pedro, padroeiro dos pescadores.

Endereço: Avenida Atlântica, 213, Copacabana, Rio de Janeiro.
Horário de Funcionamento: Todos os dias, 24h por dia.

Estatua de Ayrton Senna em Copacabana

A estátua do Ayrton Senna foi inaugurada recentemente para se juntar à gama de estatuas de celebridades situadas em Copacabana. Feita de bronze, a estátua de bronze do tricampeão da Fórmula 1 está instalada no calçadão de Copacabana, em frente ao Hotel Copacabana Palace.

Senna Estátuas em Copacabana Rio de Janeiro

A peça é obra do artista Mario Pitanguy e fica sobre uma base no formato de pódio, com 80 cm, idealizada pelo engenheiro Anderson Pereira, para uma campanha do Hotel Urbano.

A novidade passou a chamar a atenção de cariocas e turistas que não perdem a oportunidade de tirar uma foto. De braços erguidos e com um sorriso no rosto é como o grande competidor é lembrado por todos os brasileiros.

Ao todo, o piloto brasileiro participou de 161 corridas da Fórmula 1, alcançou 41 vitórias, 80 pódios, 65 pole positions e 19 voltas mais rápidas.

O Ayrton Senna de Copacabana tem tamanho real, traja macacão, está sobre um pódio e exibe uma bandeira do Brasil em uma das mãos. Para os turistas, ele simboliza as comemorações pelas conquistas da vida.

A estátua foi instalada na altura do palco principal que havia sido montado para a festa da virada. Diversos fãs relataram que teriam se inspirado na história do esportista para fazer os pedidos no final do ano.

Endereço: Avenida Atlântica, 1702, Copacabana, Rio de Janeiro.
Horário de Funcionamento: Todos os dias, 24h por dia.

Estatua de Nelson Rodrigues

A estátua em tamanho real do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues é outro ponto turístico bastante visitado no bairro.

Frequentemente, admiradores e visitantes se reúnem ao redor da peça para tirar fotos e conversar sobre a história de Nelson, considerado o mais influente dramaturgo do Brasil.

Os traços delicados e a fidelidade de expressão facial impressionam a todos que passam pelo local. Sua figura calma e serena também são características marcantes de Nelson Rodrigues.

Criada pelo artista Edgar Duviver, a estátua tem 1,80m de altura, é de ferro e também foi banhada em bronze. O monumento foi idealizado como uma homenagem pelo aniversário de 36 anos de morte do autor de obras célebres como “Vestido de Noiva”.

A escultura fica na Praça Inhangá, o primeiro lugar onde o Pernambuco morou assim que chegou na cidade do Rio de Janeiro. O projeto foi realizado por seus netos, Sacha Rodrigues e Crica Rodrigues, e pelo produtor Gustavo Nunes, que convidaram Edgar Duviver para confeccioná-la.

Dessa forma, a família garantiu que as características mais marcantes do dramaturgo fossem impressas na peça de bronze.

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 221-235, Copacabana, Rio de Janeiro.
Horário de Funcionamento: Todos os dias, 24h por dia.

Copacabana para além das estatuas

Quem vive em Copacabana tem, por perto, tudo o que é preciso para o seu dia a dia. Na localidade, ficam localizadas grandes marcas, lojas e supermercados.

O bairro também é conhecido por contemplar um amplo polo gastronômico que oferece aos seus clientes inúmeros cardápios voltados para os mais diversos estilos culinários.

Os seus moradores ainda podem contar com diversas instituições que oferecem ensino de excelente qualidade e hospitais renomados. Seu local possui fácil acesso tanto para aqueles que fazem uso de transporte público quanto para quem opta pelo transporte particular.

Dessa forma, é comum encontrar diversos pontos de ônibus, estações de metrô e estacionamentos situados em vários locais do bairro. Assim, o bairro garante que seus moradores e frequentadores estejam sempre bem amparados e levem uma vida tranquila e saudável.

Além disso, Copacabana é uma grande referência no ramo imobiliário, principalmente por dispor de uma gama de imóveis residenciais de luxo prontos para morar.

Por esses e outros motivos o bairro de Copacabana é conhecido como um dos melhores bairros de todo o Rio de Janeiro e segue atraindo constantemente novos moradores para sua região.

Copacabana, localizada na Zona Sul carioca, é um dos melhores e mais nobres bairros para se viver no Rio de Janeiro. Conheça hoje mesmo os imóveis de luxo em Copacabana com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.

imoveis residenciais copacabana rio de janeiro rj praia de copa

O que achou do conteúdo?





Aproveite e compartilhe com familiares, amigos


Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?

Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.




    Posts Similares