Sendo um dos monumentos mais importantes do Brasil e do mundo, o Cristo carrega uma história cheia de curiosidades. Considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor é um dos cartões-postais do país e recebe milhares de visitantes ao longo do ano que desejam conhecer sua beleza imponente.
Inaugurado em 1931 no alto do Corcovado no Rio de Janeiro, o monumento se tornou atração entre turistas e cariocas que desejavam conhecê-lo. Com quase 90 anos de história, há ainda quem não o conheça e tão pouco se rendeu aos encantos de visitá-lo.
A história do Cristo Redentor
A ideia de criar um monumento surgiu, a princípio, apenas na cabeça de Padre Pedro Maria Boss, que em 1859 idealizou uma homenagem à figura de Cristo com uma escultura religiosa no alto do Corcovado, apresentando sua proposta à Princesa Isabel.
Embora tenha sido de muito bom grado, o projeto só teve andamento anos mais tarde, em 1912. Somente em 1921 que ele realmente tomou forma, sendo escolhida a imagem de Jesus de braços abertos, com o objetivo de abençoar a população.
Esculpido em pedra-sabão, o monumento tem 28 metros de envergadura e pesa cerca de 1.142 toneladas. Sua inauguração oficial foi em 1931, após 5 anos de obras e montagem.
Desenhado pelo brasileiro Carlos Oswald e projetada pelo engenheiro Heitor da Silva Costa com a colaboração do escultor Paul Landowski, a escultura contou com moldes de mãos e cabeça trazidos da França, de navio.
Um lugar de ilustres visitas
Recebendo milhares de visitantes anualmente, o Cristo Redentor rapidamente se tornou um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, recebendo inclusive, personalidades do mundo inteiro que passaram por ali para apreciar sua beleza.
Nomes como os de Princesa Diana, Papa João Paulo II e até o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, passaram por ali. Até mesmo celebridades não menos famosas, como a cantora Rihanna e a Kim Kardashian, garantiram suas fotos no monumento.
Além disso, o Cristo foi palco de diversos casamentos, inclusive o do famoso DJ brasileiro Alok, que trocou alianças com sua amada Romana Novais aos pés do monumento.
Como visitar o Cristo Redentor
Ao contrário de outros pontos turísticos na cidade, a visita ao Cristo deve ser programada, pois o bilhete precisa ser comprado com antecedência. O acesso à estátua se dá por duas formas:
- Pelo Trem do Corcovado, que parte de Cosme Velho;
- Pelas vans oficiais da empresa Paineiras Corcovado, que partem de Copacabana, Barra da Tijuca e Largo do Machado.
Para quem quer aproveitar a paisagem sem grandes tumultos, o ideal é visitá-lo fora de temporada, para evitar que as aglomerações atrapalhem o seu passeio. Mas, para quem se arrisca a conhecê-lo em dias de grandes movimentações, a dica é ir com roupas confortáveis e com uma dose extra de paciência.
No mais, para quem deseja morar no Rio de Janeiro, saiba que muito além dos monumentos históricos, a cidade possui uma boa infraestrutura, que ainda permite que você tenha cartões-postais praticamente no quintal da sua casa.
O que está achando do conteúdo?
Seja em um apartamento na Barra da Tijuca ou em qualquer outro bairro do Rio, é possível apreciar a beleza exuberante da natureza, sem precisar abrir mão de viver em uma grande metrópole.
Oportunidades únicas de imóveis em São Conrado. Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp e tenha acesso antecipado aos imóveis à venda na região.
Confira incríveis apartamentos à venda no Rio de Janeiro com a INVEXO, imobiliária especializada em imóveis de luxo no Rio de Janeiro.
O que achou do conteúdo?
Aproveite e compartilhe com familiares, amigos
Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?
Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.