Uma tendência em arquitetura para quem está pensando em investir em um imóvel no Rio de Janeiro, é o Retrofit. O termo, que vem badalando a construção civil de alto padrão, é originado do Latim e significa “colocar o antigo em forma” (retro do latim “movimentar-se para trás” e fit do inglês, adaptação ou ajuste).
O Retrofit é uma tendência europeia e trata-se, na verdade, da modernização de algum equipamento, como um prédio, para que ele que passe a deixar de ser considerado como “ultrapassado” na construção civil. E, para que isso ocorra, vale customizar, adaptar e até melhorar esses equipamentos, assim como a moda para roupas e outros objetos e utensílios domésticos.
Essa prática, que também é usada nos Estados Unidos, já adentrou com força para o lançamento residencial no Rio de Janeiro e serve para conservar os edifícios antigos e históricos e trazer conforto, alinhada a qualidade de um prédio ou construção de alto padrão e também que consiga atender ao ‘bom gosto’ dos moradores.
A tendência e a sofisticação necessária para lançamento residencial no Rio de Janeiro surpreenderão até os mais avisados e antenados no que tem de melhor para esse mercado, quando se fala de construção, arquitetura e decoração.
Quem não gostaria de estar dentro de um prédio chique e oponente dos anos 50, mas com a segurança, confiabilidade das estruturas da nossa década?
Esta é uma forma de ajudar a manter a memória no presente preservada e também contribuir para a história da nossa sociedade.
Um outro detalhe bem positivo do estilo é a economia de recursos naturais para o lançamento residencial no Rio de Janeiro.
Com tantos positivismos ainda cabe mais um: ser ecologicamente correto ou ser sustentável!
Sabemos o quanto isso é necessário, pois o impacto gerado ao meio ambiente pela construção civil tem sido alvo de grandes discussões, e nada melhor do que investir em um edifício que já respeite essas regras e assim fazer da sua aquisição uma grande ajuda ao meio ambiente.
Seja retrô e seja sustentável!
Procurando por imóveis no Rio de Janeiro?
Preencha o formulário, em breve um especialista entrará em contato.