Blog

Entenda as diferenças entre construtora, imobiliária e incorporadora

março 12, 2019
construtora e incorporadora
Tempo de leitura 6 min

O mercado imobiliário oferece muitas opções para os investidores, como casas, apartamentos, terrenos e imóveis de luxo. Cada um desses produtos é oferecido por um segmento comercial, uma vez que você pode contratar uma imobiliária, construtora e incorporadora para ajudá-lo.

Entender as diferenças entre esses negócios é fundamental para que você procure a empresa mais adequada ao seu objetivo de compra. Pensando nisso, decidimos explicar as diferenças entre a imobiliária, construtora e incorporadora. Leia até o final para entender tudo sobre esse assunto.

Entendendo o trabalho da incorporadora

Se você perguntar a um morador antigo de um bairro como era aquele local no passado, é provável que ele lhe diga que muita coisa mudou. Onde ficavam casas, hoje existem prédios.

Isso ocorre porque as necessidades dos moradores mudam com o passar dos anos, a população aumenta ou o município altera a sua principal atividade econômica.

Tudo isso impacta a procura por imóveis, mas onde construí-los? Bem, uma das funções de uma incorporadora é justamente identificar oportunidades de negócio. Por isso, essas empresas realizam estudos, entendendo quais são as possibilidades dos terrenos disponíveis na cidade, estejam eles ocupados ou sem nenhuma utilidade.

Por exemplo: uma chácara na periferia de uma capital pode abrir a oportunidade de negócio para a construção de condomínios populares. Dessa forma, a demanda por moradia é atendida, o proprietário faz uma boa venda e a incorporadora fecha um negócio promissor.

A incorporadora cuidará dos trâmites burocráticos relacionados à compra do terreno, registrando-o no cartório de imóveis da região.

Escolhendo a incorporadora

Agora que você sabe o que faz essa empresa, deve se atentar a alguns detalhes presentes em incorporadoras de confiança, pois se você tiver uma propriedade interessante, uma incorporadora pode procurá-lo para fazer negócio.

Faça uma pesquisa sobre a empresa

Verifique se a empresa tem uma boa reputação no mercado. Evite fazer negócios com incorporadoras que tenham atrasado o pagamento dos terrenos que compraram ou que respondam a muitos processos judiciais.

Verifique a qualidade da comunicação

A empresa é solícita ao atendê-lo? Divulga de forma clara seus canais de atendimento (telefone, e-mail e endereço, entre outros)? Os profissionais conseguem responder as suas dúvidas?

Essas perguntas são importantes para que você conheça a qualidade do serviço prestado pela incorporadora. Se você notar que a empresa não responde às suas tentativas de contato ou que os atendentes parecem não conhecer nada de mercado imobiliário, tome cuidado.

Compreendendo as atividades de uma construtora

Como o próprio nome sugere, o papel de uma construtora é o de construir imóveis. Os profissionais desse tipo de negócio costumam atuar na construção civil, portanto, podemos concluir que as construtoras são grandes geradoras de empregos.

É comum que algumas construtoras sejam controladas por incorporadoras ou que elas façam parte do mesmo grupo empresarial. A principal missão desse tipo de empresa é entregar a obra dentro do prazo, com qualidade e de acordo com as normas técnicas vigentes.

É importante esclarecer que o consumidor pode comprar imóveis com a construtora, inclusive financiando diretamente com ela. Quais serão os cuidados que o consumidor deve ter ao optar por esse negócio?

Conheça a importância do seguro

Quando uma pessoa faz um financiamento imobiliário com um banco, esse contrato está protegido por um seguro. Isso significa que, se o titular falecer, por exemplo, o pagamento das parcelas será feito e os herdeiros não terão que pagar as dívidas e poderão usufruir do imóvel. Isso é muito importante para proteger os interesses financeiros de crianças e viúvas.

Ao financiar com uma construtora, essa proteção nem sempre existe. Com isso, a responsabilidade de se informar sobre o seguro recai sobre o consumidor.

Entenda as diferenças contratuais

Outra característica desses contratos é que, normalmente, eles se dão por um “instrumento particular de promessa de compra e venda”. Isso significa que o imóvel só estará em nome do comprador após sua entrega ou pagamento do contrato. Essa característica muda de acordo com as empresas.

Descobrindo a importância de uma imobiliária

A última empresa a ser analisada neste artigo, depois de falarmos sobre construtora e incorporadora, é a imobiliária. Em linhas gerais, trata-se da empresa que comercializa os imóveis diretamente com os clientes. O funcionário mais conhecido de uma imobiliária é o corretor de imóveis.

É importante esclarecer que a imobiliária é a empresa recomendada para quem deseja comprar imóveis, pois se tratam de negócios que estudam o mercado imobiliário, dispõem de profissionais capacitados para lidar diretamente com o público e pesquisam as opções disponíveis na cidade.

Comprar um imóvel sem o apoio de uma imobiliária faz com que com o investidor perca muito tempo pesquisando por conta própria e corra o risco de fazer um mau negócio, já que outra oportunidade, mais vantajosa, não chegou até ele.

Existem imobiliárias especializadas em diferentes nichos, como os imóveis de luxo. Se esse for o seu objetivo, procure uma empresa que já atue nesse setor e que tenha conhecimento sobre as tendências de arquitetura, decoração e engenharia.

A seguir, vamos dar algumas dicas para ajudá-lo a escolher corretamente uma imobiliária.

Verifique se a empresa está devidamente registrada

O órgão responsável pela fiscalização das imobiliárias é o CRECI. Cada estado tem uma divisão regional desse conselho e cada imobiliária tem um número de registro que deve ser divulgado em sites, outdoors e folhetos, por exemplo.

Consulte essa informação no site do CRECI do seu estado.

Avalie o catálogo imobiliário da empresa

A melhor imobiliária é aquela que oferece ao cliente um catálogo variado e com opções exclusivas. Para conseguir fazer isso, a empresa deve ter vasta experiência, credibilidade junto ao mercado e excelentes parceiros. Só se conquista essas características fazendo um bom trabalho.

Como vimos, existem muitas diferenças entre imobiliária, construtora e incorporadora. Recorrer ao negócio inapropriado fará com que você adquira um produto que não atenderá aos seus objetivos enquanto consumidor e investidor.

Se esse objetivo for comprar um imóvel com excelente infraestrutura no Rio de Janeiro, converse com a Invexo. A empresa atua de forma clara, moderna e transparente e, por isso, é referência no mercado imobiliário carioca.

Você também pode gostar

1 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 5 (1 avaliações, média: 5,00 de 5)
Você precisa ser registrado para avaliar.
Loading...

Sem comentários

Deixe um comentário