Dicas

Comprar apartamento: quais são os primeiros passos?

dezembro 14, 2018
Comprar apartamento
Tempo de leitura 4 min

Além do seu gosto pessoal, alguns pontos de atenção são importantes na hora de escolher seu imóvel. Comprar apartamento ficará muito mais fácil com essas dicas. Confira!

Encontrar o imóvel dos sonhos é uma busca gratificante, mas não é assim tão simples. Além de considerar a beleza do imóvel e as características do condomínio, é preciso ter um bom planejamento. Assim, você poderá agregar aos seus desejos um orçamento ideal e entender em quanto tempo poderá fazer a compra. Afinal, um bem tão valioso não pode ser comprado apenas por impulso.

Embora não exista um passo a passo para comprar seu apartamento, existem alguns pontos principais que precisam ser considerados – principalmente para quem vai comprar o primeiro imóvel. Listamos, para te ajudar, alguns questionamentos que você pode fazer para filtrar as opções até chegar na melhor delas. Confira e faça seu próprio checklist:

  • Apartamento é o imóvel mais adequado mesmo?

A primeira decisão que você pode tomar é qual é o tipo de imóvel ideal. Em um rápido comparativo, lembramos que as casas são vantajosas por espaços, liberdade para manutenções e taxas de condomínio. Por outro lado, custam mais caro para manter e podem exigir mais aparatos para segurança.

O apartamento por sua vez, ganha destaque para a segurança, a diversidade de opções com diferentes tamanhos e regiões e também pela praticidade de morar em um condomínio – com gastos divididos e menos preocupações com o ambiente de forma geral. E, então, o apartamento combina mais com você mesmo?

  • Qual a melhor região?

Sendo o apartamento seu imóvel escolhido, você já pode filtrar algumas regiões – já que existem locais das cidades que tem mais casas e outras que são repletas de prédios. Nesse caso, o que conta para a escolha é encontrar um lugar que seja adequado para as suas necessidades.

Pode ser que precise estar perto do centro, ou perto dos seus pais ou ainda, que a prioridade seja a escola das crianças. Aproveite para pesquisar e conhecer os bairros que está cogitando, para entender sobre a vizinhança, trânsito e a segurança.

  • Novo ou usado?

Uma das principais diferenças entre um apartamento novo ou usado é a personalização dos ambientes. No primeiro caso, existe maior liberdade para customização, com a possibilidade de mobiliar e até dividir o espaço da maneira que achar melhor. Os usados já tem uma divisão certa e, em alguns casos, móveis planejados e embutidos, que tornam as mudanças mais difíceis. Mas, por outro lado, o local já está mais preparado para morar.

Os preços, por sua vez, são bastante variados, sendo possível encontrar opções adequadas para o seu bolso em qualquer que seja a sua escolha.

  • Qual é o tamanho adequado para você?

O tamanho do apartamento é uma questão importante para quem está procurando se mudar, até porque ele influencia diretamente em seu valor.

Aqui, é importante pensar em quantas pessoas vão morar na casa, mas também na necessidade de cada uma das pessoas. Considere, por exemplo, quantas vagas de garagem, quantos cômodos e até se possui churrasqueira ou varanda. Outro ponto interessante de se pensar é o espaço externo, seja no apartamento, com um garden ou no condomínio.

  • Como será o pagamento do imóvel?

O pagamento do imóvel também pode ser um dos limitadores de sua compra, já que existem apartamentos que podem ser financiados e outros não. Além do financiamento imobiliário, o uso do FGTS para a compra também é levado em consideração. Entretanto, essas opções dependerão da construtora e instituição financeira envolvida.

  • Comprar do proprietário ou pela imobiliária?

O último item que precisa ser levado em consideração é a maneira que vai encontrar as opções de apartamento. A compra diretamente com o proprietário traz algumas desvantagens como a falta de assessoria jurídica na negociação, dificuldade em obter um financiamento e chegar a um valor final de negociação.

Por outro lado, a imobiliária consegue oferecer uma grande variedade de opções para que possa visitar e também é mais flexível em relação aos meios de pagamento. Se quiser algumas recomendações para conferir o contrato imobiliário, acesse esse post.

Agora que você já tem uma ideia de por onde começar para comprar seu apartamento, aproveite para conhecer as melhores opções no Rio de Janeiro aqui no nosso site. Se tiver mais alguma dica legal para a busca do seu novo imóvel, compartilhe conosco!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder Por que vale a pena ter um apartamento com varanda gourmet? janeiro 28, 2019 at 10:31 am

    […] espaço era considerado um diferencial, mas hoje são raros os projetos que não têm esse cômodo. Por que ter apartamento com varanda gourmet é tão […]

  • Deixe um comentário