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Para compreender como são os trâmites específicos na compra e venda, é importante saber o significado dos principais termos na Documentação de Imóvel

Se você planeja vender ou comprar, é essencial que saiba o significado dos termos na Documentação de Imóvel e os conceitos de todo o processo burocrático do setor imobiliário.

Isto é importante não só para que você cumpra seu papel de cidadão perante os órgãos responsáveis, mas também para que você não saia lesado em uma negociação.

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Linguagem do Mercado Imobiliário

Neste artigo vamos esclarecer o que significa cada um dos principais termos na Documentação de Imóvel, compreender mais a respeito da linguagem do mercado imobiliário e quais são as diferenças entre eles.

Por isso é preciso saber sobre RGI (Registro Geral de Imóveis), averbação de construção, matrícula e escritura de imóveis. Afinal, eles também integram a lista de documentos para compra e venda, e é de suma importância que se tome conhecimento sobre as leis e todos os termos envolvidos.

Vamos explicar minuciosamente sobre cada um dos principais elementos que fazem parte da Documentação de Imóvel, confira!

RGI (Registro Geral de Imóveis)

O RGI é o documento que agrupa as principais informações sobre o imóvel, sobretudo seu histórico. É quase que obrigatório entender a importância do RGI e Cartório de Registro de Imóveis.

Primeiramente, toda pessoa que deseja disponibilizar seu imóvel à venda deve cadastrá-lo no CR de sua região, pois os interessados conseguirão acessar todas as informações necessárias sobre seu imóvel.

Após assinar o contrato ou a escritura da propriedade na transação de venda, este documento deve ser levado ao cartório para que a transferência seja concluída. Então é aí que o nome do novo proprietário passa a constar na matrícula do imóvel.

O que é a matrícula do imóvel

A matrícula do imóvel é um dos mais citados termos na Documentação. É um documento que possui um número único, referente a cada propriedade.

É por meio dela que permite-se acessar os dados do imóvel, como por exemplo, o histórico de proprietários e suas informações, endereço, metragens e outras características principais.

Ao contrário do que muitos pensam, a matrícula é diferente da escritura, pois é a matrícula que individualiza o imóvel. Podemos compará-la ao nosso CPF.


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No número de matrícula é onde fica detalhado se o imóvel define-se como terreno, casa, apartamento ou imóvel comercial.

A matrícula também deve mencionar se houve alguma alteração com o imóvel, descrever todas as transações de compra e venda, doações, hipotecas ou inventários.

A Escritura na Documentação do Imóvel

A escritura do imóvel é o documento que oficializa o acordo de compra e venda do imóvel. Como já informado antes, a escritura não tem o mesmo significado que a matrícula do imóvel.

A escritura é um documento que serve como prova sobre o contrato entre vendedor e comprador, que sempre deve ser registrado. Ela é feita em cartório, com exceção de casos onde a compra foi feita à vista.

Nos casos de financiamento, o próprio contrato do banco pode substituir a escritura. Esse não é um documento muito acessível, financeiramente falando.



Portanto, é muito importante que tudo seja bem programado e
organizado ao decidir comprar um imóvel, considerando estas despesas com documentação e formalidades.

Planejar um orçamento evita problemas e infortúnios devido à falta dessas documentações.

A Averbação na Documentação de Imóvel

Para se construir um imóvel em algum local, é extremamente necessário que o projeto seja aprovado na Prefeitura da sua cidade. Após isso, assim que for concluído, é preciso ter o Habite-se, para que haja registro do local no RGI.

A averbação é também o documento que permite alterar o registro do imóvel por alguma razão. Isto vale também para quem constrói um novo imóvel no mesmo terreno.

Antes de começar a construção, o proprietário deve requisitar o alvará para dar início às obras. Este documento é liberado pela prefeitura, depois do projeto ser aprovado.

Após a construção estar finalizada, a prefeitura despacha os documentos — Certidão de Construção e Habite-se — junto com a Certidão Negativa do INSS.

Estes documentos são averbados na matrícula do lote, e assim a construção passa a estar oficialmente validada.

Cuidados com a Documentação de Imóvel

O primeiro passo para formalizar uma compra e venda de imóvel é a assinatura do contrato. Por este motivo, deve-se prestar muita atenção aos detalhes, para que seja uma boa negociação.

Primeiramente, é necessário que analise bem se o contrato possui todas as informações da outra pessoa, e também das testemunhas exigidas pelo cartório.

Lembrando que é fundamental que seja avaliado o histórico da pessoa com quem você estará negociando, para evitar quaisquer transtornos futuros, como por exemplo fraudes ou supervalorização do imóvel.

Importante também sempre conferir toda a documentação referente ao imóvel. Sempre confirme localização, metragem e todos os demais itens.

Essencial também que se tenha atenção à pendências que o imóvel possa ter, como por exemplo, IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) atrasado, ocorrências de disputas judiciais e outras questões.

Como Escolher o Imóvel Ideal

Enfim, já especificamos o conceito do que é a matrícula de imóvel, averbação de construção, RGI e escritura. Sabendo dos principais termos presentes na Documentação do Imóvel, com certeza você estará pronto para compreender toda parte burocrática do seu novo lar!

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