HISTÓRIA DA MÚSICA GAROTA DE IPANEMA

Garota de Ipanema: Conheça a história de uma das músicas mais famosas da era de ouro da Música Popular Brasileira.

GAROTA DE IPANEMA

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela, menina, que vem e que passa”. Quem já ouviu essa famosa música, sabe que sua inspiração veio da belíssima Praia de Ipanema.

BOSSA NOVA

Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes são considerados, até hoje, grandes expoentes da MPB e as principais vozes da Bossa Nova, estilo bastante apreciado no Brasil e também no exterior.

ANOS 60

Foi no ano de 1962 que os músicos Tom Jobim e Vinícius de Moraes caminhavam tranquilamente pela praia de Ipanema e se deparavam com uma cena aparentemente comum.

A GAROTA

Uma bela moça caminhava pela areia e trilhava seu caminho até o mar. Parte da inspiração vem da própria “Garota de Ipanema”, a carioca Helô Pinheiro, que caminhava nas areias de Ipanema.

HELÔ PINHEIRO

A eterna Garota de Ipanema alcançou a fama somente dois anos após a composição da canção. Mas após a explosão musical, sua carreira nacional e internacional de modelo foi garantida.

MÚSICA PARA TEATRO

A pedido de Oscar Ornstein, Vinícius e Tom Jobim se juntaram para criar a canção que iria integrar a peça musical Dirigível, um trabalho que estava em andamento mas nunca estreou.

PRIMEIRA VERSÃO

O título original era "Menina que Passa" e foi rejeitada por enfatizar demais o aspecto melancólico da cena. O compositor Jobim gravou a canção pela primeira vez nos Estados Unidos.

BOSSA LATINA

Músicos entenderam o estilo como enfatizador das formas antigas do samba. As partituras de Garota de Ipanema são  citadas em 2/4 compassos, utilizado na maioria dos ritmos latino-americanos.

LEIA MAIS SOBRE  A HISTÓRIA DA MÚSICA GAROTA DE IPANEMA

CONTINUE LENDO